Grupo de Estudos Fábrica de Memória visita Museu Municipal Major José Nicoletti Filho em Gramado/RS
Grupo de Estudos Fábrica de Memória e o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao projeto Tecnologias Antigas e Atuais em Museus e Comunidades Sustentáveis, visita museus do Rio Grande do Sul, buscando objetos que evidenciam as intersecções entre as diversas culturas responsáveis pela formação das cidades gaúchas.
A pesquisa estabelece diálogo com museus da Serra Gaúcha, Pampa Gaúcho, e também da fronteira entre Brasil e Uruguai, tendo como um de seus estudos de caso o Museu Major José Nicoletti Filho, em Gramado (RS). As ações incluem visitas técnicas e entrevistas com o museólogo Dr. Márcio Dillmann de Carvalho, realizadas pela Prof.ª Dr.ª Francisca Ferreira Michelon.
Durante o trabalho de campo, foram visitados o Museu Professor Hugo Daros, o Museu Estação Férrea Várzea Grande (Museu do Trem) e o Arquivo Público Municipal João Leopoldo Lied, também de Gramado/RS.
O Museu Major José Nicoletti Filho está instalado na antiga residência do Major, uma casa colonial construída no período entre 1919 e 1922, relacionada à chegada do trem à região e ao processo de formação da cidade de Gramado. Apesar das alterações sofridas ao longo do tempo, o imóvel recebeu tombamento municipal e passou por um processo de restauração, sendo reaberto ao público em 2022, por meio de uma parceria público-privada. Atualmente, é o terceiro museu do município.
O museu conta com sete salas expositivas que abordam temas como fauna e flora, povos originários, tropeiros, imigração açoriana, presença negra, imigração alemã e italiana, a chegada do trem, o mundo do trabalho e o escritório do Major José Nicoletti.
Entre os destaques do acervo estão uma engarrafadeira ou envasadeira da Vinícola Petronius, ligada à trajetória do enólogo Emílio Kunz, e o núcleo dedicado ao artesanato gramadense, com referências à família Accorsi e a Antônio Accorsi, pioneiro na produção artesanal em vime, contextualizando também a criação do troféu Kikito, símbolo do Festival de Cinema de Gramado, criado por Elisabeth Rosenfeld, reconhecida como uma das principais referências do artesanato local.
A pesquisa também resultou na realização de entrevistas, que estão sendo divulgadas em formato audiovisual por meio de uma série de vídeos publicados no Instagram.
Notícia escrita por Lília Waltzer Rodrigues e Nathália da Silva Benito em 19 de dez. 2025.










