
Alunos da EMEF Ferreira Vianna participam de oficina do projeto Mestres Doceiros do Futuro
Na manhã do dia 02 de dezembro, o Projeto Mestres Doceiros do Futuro realizou mais uma oficina, desta vez com os alunos da EMEF Ferreira Vianna. A atividade ocorreu no Laboratório de Aula Show do Curso de Gastronomia, no Campus Anglo da UFPel, e foi conduzida pelos estudantes Camila Schwanson e Airton Luiz Tolfo Karsburg, com organização de Wagner Halmenschlager, professor do curso de Gastronomia da UFPel, e de Claudia Nogueira, da Legado Gestão e Promoção Cultural. A oficina contou ainda com a presença e fala da professora Francisca Ferreira Michelon e do professor João Fernando Igansi Nunes.
Durante a atividade, Camila e Airton prepararam a tradicional chimia de abóbora e apresentaram também uma releitura do doce, desenvolvida por eles, unindo tradição e inovação. A proposta permitiu que os alunos da EMEF Ferreira Viana aprendessem a receita tradicional, ao mesmo tempo em que conheceram e experimentaram novas possibilidades de preparo.
O projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de transmissão e divulgação dos saberes ligados à produção do doce tradicional colonial, por meio de ações formativas ministradas por mestres doceiros/as e colaboradores. O objetivo é incentivar a formação de novos doceiros e empreendedores, promovendo uma compreensão crítica dos desafios que ameaçam a continuidade desse patrimônio e estimulando a geração de oportunidades de trabalho no contexto local.
Notícia escrita por Lília Waltzer Rodrigues e Nathália da Silva Benito




Fotografias por Lília Waltzer Rodrigues e Nathália da Silva Benito


