...

Fale conosco

Edit Template

Notícias

Grupo Fábrica de Memórias se apresenta na III Jornada Regional de Patrimônio Industrial (Sudeste e Centro Oeste): Patrimônio Industrial e seus usos contemporâneos

A III Jornada Regional de Patrimônio Industrial (Sudeste e Centro Oeste), ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de outubro, apresentou como tema “Patrimônio Industrial e seus usos contemporâneos”. Com esse tema, foram ofertados três eixos temáticos, que desdobraram aspectos relevantes para o tema, a saber: 1) (Re)conhecer e (Re)usar o Patrimônio Industrial, 2) Patrimônio Industrial e Sustentabilidade e 3) Patrimônio Industrial e Memória. Os trabalhos do grupo Fábrica de Memórias, apresentado na Jornada, contemplaram os eixos temáticos a partir de resultados obtidos em projetos desenvolvidos pelos autores, e que se explicam a seguir.

O trabalho “Os saladeiros do rio Quaraí: trajetória de integração fronteiriça Brasil-Uruguai”, de autoria de Francisca Ferreira Michelon e Ubirajara Buddin Cruz, apresenta um dos resultados das visitas técnicas que os pesquisadores realizaram entre agosto e setembro deste ano. As cidades às margens da Bacia Hidrográfica do rio Quaraí foram o objeto de revisão dos estudos já feitos sobre os saladeiros de capital uruguaio que se instalaram na região entre os últimos 15 anos do século XIX e início do século XX. Há estudos de referência, de uruguaios e brasileiros, que motivam avançar no conhecimento dessas fábricas. As visitas foram realizadas no âmbito dos objetivos das pesquisas “Museus de ruínas em paisagens rurais: patrimônio industrial na microrregião de Pelotas/RS”, apoiada pelo CNPQ (Processo: 306531/2022-4) e “Tecnologias Antigas e Atuais em Culturas Tradicionais Ibero-Americanas: Sustentabilidade de Paisagens Históricas da Produção”, também apoiada na Chamada MCTI/CNPQ Nº 16/2024 – Faixa 1 (Processo: 403368/2024-3).

O trabalho “Fábrica de sabão e velas Lang – à luz do patrimônio industrial: (re) conhecer, (res)significar para (re)usar”, apresentado por Caterine Henriques Mendes e em co-autoria com Francisca Ferreira Michelon buscou refletir sobre os possíveis reusos da Antiga Fábrica de Sabão e Velas F.C. Lang no contexto do patrimônio Industrial, sendo atualmente ocupado por uma instituição de ensino, o Instituto Federal de Educação e Tecnologia Sul-grandense, que busca preparar os jovens ao mundo do trabalho, dentro de uma visão dialógica e crítica do mundo.

O trabalho “Revisão do Discurso Histórico No Museu do Trem de São Leopoldo apresentado por Cinara Isolde Koch Lewinski, tendo como segunda autora Francisca Ferreira Michelon, buscou destacar a importância de desconstruir os valores atribuídos aos acervos pelas instituições museológicas e também apresentou o estudo que tenta incluir as memórias das mulheres ferroviárias na pesquisa histórica do Museu do Trem de São Leopoldo.

Por fim, o trabalho “Fotografia e Patrimônio Industrial: a Coleção Metalúrgica Abramo Eberle” apresentado por
Rayza Roveda Ataides, em co-autoria com Francisca Ferreira Michelon, dissertou sobre o volumoso e interessante acervo fotográfico desta fábrica, que se encontra no Arquivo Municipal de Caxias do Sul, com ênfase aos registros nos quais aparecem operárias.

Desse modo, cinco pesquisadores do Grupo Fábrica de Memórias difundiram estiveram neste evento representativo da comunidade pesquisadora em Patrimônio Industrial do Brasil, participando ativamente dos eixos temáticos e discussões propostas.


                                                                                             Notícia escrita pela Professora Francisca Ferreira Michelon em 13 de novembro de 2025.