...

Fale conosco

Edit Template

Seminário Interno

Reunião com o grupo de pesquisa no dia 24 de janeiro 2025

A primeira atividade ocorreu no mesmo dia da chegada do Prof. Oosterbeek. Foi uma reunião com o grupo no qual estiveram presentes graduandos, mestrandos e
doutorandos, além do professores Francisca Ferreira Michelon, coordenadora do grupo, João Fernando Igansi Nunes, coordenador adjunto, Jossana Peil Coelho, coordenadora executiva e Alan Dutra de Melo, professor pesquisador da Unipampa, colaborador. Nessa reunião, foram apresentados os trabalhos de pesquisa decorrentes ou vinculados ao projeto em pauta.

No mesmo dia, à noite, o Professor Oosterbeek assistiu uma das apresentações do Festival de Música SESC (Camerata café | viva la france). O Festival é um dos emblemas da cultura de Pelotas e apresentá-lo a um colega estrangeiro é um modo eficaz para mostrar a sistemática ocorrência de grandes eventos no cenário cultural da cidade

No dia 25 de janeiro membros do Grupo Fábrica de Memória, junto com o professor Luiz Oosterbeek desenvolveram várias atividades. A primeira foi a visita técnica à Otroporto Indústria Criativa, Associação parceira do Grupo localizada na área de revitalização do Porto de Pelotas e que desenvolve vários projetos culturais nucleados na arte, sustentabilidade e no desenvolvimento social das comunidades que vivem na área. O arquiteto Guilherme Pinto Almeida recebeu o grupo e os conduziu apresentando os projetos da Associação.

Ainda pela manhã deste dia 25, os membros do Grupo Fábrica de Memória, junto com o professor Luiz Oosterbeek realizaram uma visita guiada pela área cultural do Porto de Pelotas, com a mediação da Professora Joseane Almeida, da Universidade Católica de Pelotas.

À tarde deste dia, os professores Francisca Ferreira Michelon, coordenadora do grupo Fábrica de Memórias e João Fernando Igansi Nunes, coordenador adjunto, juntamente com o o Professor Luiz Oosterbeek realizaram reunião com a vice-prefeita de Morro Redondo, Angélica Boetges e a representante da Emater na cidade, Adriane Lobo para tratar da Carta do Seminário de Morro Redondo, bem como de outros encaminhamentos vinculados ao Polo Morro Redondo, projeto ocorrido de 2020 a 2022, vinculado à Cátedra UNESCO-IPT Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, liderada pelo Professor Luiz Oosterbeek.

Após, já na cidade de Morro Redondo, ocorreu a Oficina Gestão Integrada do Patrimônio Cultural, evento promovido pela Prefeitura de Morro Redondo, pelo
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, pelo grupo de pesquisa Fábrica de Memórias todos da UFPel, e pelo projeto de pesquisa
Sustentabilidade do patrimônio industrial na microrregião de Pelotas/RS, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Na ocasião, foram apresentadas iniciativas, por diferentes grupos da cidade, que integram tradição e inovação e que reforçam o compromisso de Morro Redondo com a preservação da memória histórica e com o desenvolvimento sustentável. Após a Oficina Gestão Integrada do Patrimônio Cultural, os participantes visitaram dois empreendimentos, agenciados pela Prefeita de Morro Redondo: a agroindústria Doces Janjão e o Castelo Bonilla. O Grupo Fábrica de Memórias ainda visitou uma família doceira de Morro Redondo, colaboradora do projeto, cuja fábrica artesanal se chama Doces Bia.

No dia 26, o grupo continuou as visitas técnicas na área rural de Pelotas. A primeira visita foi ao Museu Schiavon, uma autêntica casa de pedra da família produtora de vinho colonial e que mantém um museu de família para os visitantes.

No dia 27, o Professor Luiz Oosterbeek participou de duas bancas de exames de qualificação de doutorado e de mestrado.

Pela manhã, a doutoranda Claudia Nogueira qualificou seu projeto em desenvolvimento, tendo lugar a banca na sede dos parceiros OTROPORTO. 

À tarde foi a vez de Juliana Mohr qualificar sua dissertação de mestrado.

No dia 28, no período da manhã, realizou-se o workshop Memória, Cidade e Sustentabilidade. O coordenador Prof. Sidney Gonçalves Vieira apresentou o projeto composto por várias pesquisas convergentes. O prof. Luiz Oosterbeek palestrou na ocasião.

E à noite, o lançamento do livro Patrimônio Cultural e Sustentabilidade, do qual participaram vários colegas e autores.