“Tecnologías antiguas y actuales en los museos transporte en el sur del Arco Sur” apresentado no IX Congresso sobre Patrimônio Industrial e Obra Pública (TICCIH Espanha) em Motril, Espanha
O IX Congreso TICCIH-España, neste ano, foi realizado na cidade de Motril, localizada às margens do Mediterrâneo na chamada Costa Granadina, província de Granada.
É um lugar encantador, mas a razão do evento ter sido nesta cidade foi o fato de lá estar a Fábrica de Azúcar Nuestra Señora de El Pilar, que iniciou a operar em 1883 e encerrou, definitivamente, suas atividades em 1984. Quando fechou sua portas, tratava-se de um complexo com numerosas edificações construídas ao longo de sua existência e que manteve parte significativa dos equipamentos das operações ali realizadas. É um bem cultural reconhecido na Espanha e que está sendo recuperado com vistas a conter o Museu Industrial del Azúcar Fábrica Del Pilar, Motril.
Fotos do complexo da Azucarera Nuestra Señora de El Pilar em Motril. Fotografias de Kátia H. R. Días, 2025.





Atualmente o local conta com uma estrutura pra eventos e atividades de visita mediadas que apresentam o antigo funcionamento da fábrica. O Congresso ocorreu em um dos imensos salões de operação da antiga fábrica no qual a presença das máquinas foi integralmente mantida.
Fotos do interioro da Azucarera com a presença das máquinas e local onde ocorreu o evento. Fotografias de Kátia H. R. Días, 2025.


Foi neste evento e local que inscrevermos o trabalho “Tecnologías antiguas y actuales en los museos transporte en el sur del Arco Sur” como resultado das visitas técnicas ocorridas nos projetos “Museus de ruínas em paisagens rurais: sustentabilidades do patrimônio industrial”, apoiado pelo CNPQ no edital 09/2022 e “Tecnologias antigas e atuais em culturas tradicionais ibero-americanas: sustentabilidade de paisagens históricas da produção”, também apoiado pelo CNPq na chamada 16/2024 – Faixa 1. O texto foi apresentado no dia 27 de setembro, pela segunda autora, Kátia Helena Rodrigues Días, que está desenvolvendo um projeto de pós-doutorado vinculado ao das Tecnologias, sob supervisão do pesquisador emérito da Universidad de Sevilla, Julián Sobrino Simal, também integrante do referido projeto como colaborador estrangeiro. Outros quatro membros do projeto são autores do texto por terem participado da coleta, organização e avaliação dos dados durante e após a visita técnica ao “Museo de los Medios de Transporte” na cidade uruguaia de Rio Branco. São eles: o professor Alan Dutra de Melo, docente da Unipampa e docente efetivo do PPG em Memória Social e Patrimônio Industrial; Lucas Ceglinski Zuchoski, graduado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e restaurador especializado em carros fabricados nos anos de 1920 e 1930; e Nathalia da Silva Benito e Lília Waltzer Rodrigues, bolsistas de iniciação científica atuantes nos dois projetos. Além das visitas técnicas, o texto apresenta dados coletados na entrevista e depoimentos prestados pelo engenheiro uruguaio Luiz Miller, organizador e coordenador do Museu de Rio Branco.

Notícia escrita por Francisca Ferreira Michelon em 29 de setembro de 2025.