...

Fale conosco

Edit Template

Notícias

Fotografia e patrimônio: uma ideia que deu certo

Quando, em 2024, estávamos organizando o Congresso Internacional de Patrimônio Cultural e Sustentabilidade, o CIPCS, entre as inúmeras atividades, a professora Francisca Michelon, sugeriu em uma oficina de fotografia, teórica e prática. Como o celular é uma ferramenta tecnológica onipresente, optou-se pelo seu uso, uma vez que os recursos fotográficos desses aparelhos estão cada vez mais sofisticados. Ao final, se produziu um catálogo com as fotos que os ministrantes julgaram ter maior relação com as discussões teóricas aprendidas no dia anterior. O resultado foi tão bem recebido que, quando da organização do III Seminário Internacional Patrimônio Industrial, Alimentos e Sustentabilidade (SemPIAS), em maio desse ano, a oficina de fotografia foi logo lembrada.
Se no CIPCS convidamos para dar um passeio no tempo da memória, tendo como tema o patrimônio edificado no entorno da, e na, Praça Coronel Pedro Osório, um dos Focos Especiais de Interesse Cultural de Pelotas, nesse SemPIAS o passeio foi outro. Dessa vez, convidamos para apurar o olhar em torno da paisagem da produção industrial de Pelotas. Entre luz e sombras, teoria e prática, capturando com o olhar aquilo que muitas vezes passa despercebido, a poesia silenciosa do patrimônio industrial da cidade.
Os ministrantes, Kátia Helena Rodrigues Dias, Rayza Roveda Ataides e Ubirajara Buddin Cruz, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e membros do grupo de estudos, pesquisa e extensão Fábrica de Memórias, têm a fotografia e patrimônio como objeto de estudo e trabalho.
Na parte teórica da oficina, optamos por aprofundar os conhecimentos sobre os elementos da linguagem fotográfica, na sutileza das formas, das texturas, fontes de luz e, sobretudo a composição. A parte prática se deu em uma manhã fria e ensolarada na região do Porto, onde entre tantos edifícios que abrigaram fábricas e galpões, a Universidade Federal de Pelotas tem instalada algumas unidades acadêmicas e administrativas.
O resultado dessas oficinas rendeu belíssimos trabalhos, que registramos em catálogos fotográficos, disponíveis no Repositório Institucional Guaiaca.

 

 

 

 

F o t o g r a f i a e P a t r i m ô n i o C u l t u r a l : um passeio no tempo da memória
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14533

 

F o t o g r a f i a e P a t r i m ô n i o Industria l : a paisagem da produção industrial de Pelotas
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17847

Notícia escrita por Ubirajara Buddin Cruz, em 13 de outubro de 2025.