...

Fale conosco

Edit Template

Notícias

Fábrica de Memórias marca presença na XXVII edição das Jornadas Internacionais de Patrimônio Industrial em Gijón, Astúrias – Espanha

Entre os dias 18 e 21 de junho de 2025, a cidade de Gijón, nas Astúrias, foi palco da XXVII edição das Jornadas Internacionales de Patrimonio Industrial – Patrimonio Científico y Técnico, promovidas pelo INCUNA (Industria, Cultura, Naturaleza). O evento reuniu pesquisadores, profissionais e instituições de diversos países dedicados à preservação e valorização do patrimônio industrial.

O grupo de pesquisa Fábrica de Memórias esteve representado pela pós-doutoranda Katia Helena Rodrigues Dias, desenvolvendo plano de trabalho do Projeto “Tecnologias antigas e atuais em culturas tradicionais ibero-americanas: sustentabilidade de paisagens históricas da produção”, apoiado pelo CNPq na chamada 16/2024 – Faixa 1 e coordenado pela Professora Francisca Ferreira Michelon. Katia é também egressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integra ativamente o grupo de pesquisa.

Durante o congresso, foram apresentados dois trabalhos produzidos em coautoria com pesquisadoras brasileiras:

 

    • As fábricas do ensino e da ciência: o caso do patrimônio industrial da Universidade Federal de Pelotas e da Fábrica Lang do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas/RS/Brasil”, desenvolvido em conjunto com a professora Francisca Ferreira Michelon e a doutoranda Caterine Henriques Mendes;

 

    • Fotografia e memória do trabalho feminino: o acervo da Fábrica Eberle no Arquivo Fotográfico Municipal de Caxias do Sul/RS/Brasil”, em parceria com a professora doutora Francisca Ferreira Michelon e a mestranda Rayza Roveda Ataides.

Ambos os trabalhos desenvolvem conteúdos ligados aos projetos das doutoranda e mestranda e dos projetos coordenados pela Professora Francisca Michelon, o já citado e também o projeto “Museus de ruínas em paisagens rurais: sustentabilidades do patrimônio industrial”, apoiado pelo CNPQ no edital 09/2022, bolsa de produtividade em pesquisa nível 2.

A participação do grupo Fábrica de Memórias reforça o compromisso com a internacionalização da pesquisa e a valorização da memória social e do patrimônio industrial brasileiro em espaços acadêmicos de relevância global.

Confira a programação e o caderno de resumos no link abaixo

Texto escrito por Katia Helena Rodrigues Dias

Foto 1: Organização INCUNA

1

Katia Helena Rodrigues Dias

FOTO 2: Mafalda Paiva

2

Katia Helena Rodrigues Dias